top of page

Os Melhores Filmes por Ano - anos 70



Os melhores filmes do cinema mundial, por ano. São quatro filmes selecionados por ano, O melhor filme, melhor diretor, atriz e ator. Esta é a sexta parte, com filmes da década de 70. Uma significante e importante década que marcou profundamente o cinema norte-americano e mundial. Ao mesmo tempo em que as salas de cinema se espalhavam pelo mundo e jovens cineastas começam suas carreiras, mostrando uma nova maneira de fazer filmes, uma geração de mestres chegava às suas últimas grandes obras, como Alfred Hitchcock, que apresentou sua última obra-prima, Frenesi, um filme com muita força e vitalidade, e Luis Buñuel que realizou filmes com o roteirista Jean-Claude Carrière. A mudança comportamental trazida pelo cinema de massa também foi refletida nos novos gêneros, como o horror, que trazia às telas os temores da sociedade americana e mundial, com as lutas pelos direitos civis, guerrilha urbana, golpes militares fascistas na América Latina, genocídios e torturas promovidas pelos governos autoritários e intervencionistas como os de Nixon e seu assecla Henry Kinssinger, que mandou bombardear cidades na Ásia, matando milhares de inocentes, sem falar da bárbara guerra do Vietnã. O cinema italiano fortemente engajado com a denuncia política realizou obras-primas através de seus aclamados diretores como Elio Petri, Pontecorvo, Rossi, Montaldo, Damiani. Também em outros países vários diretores como Costa Gravas, Ken Loach, Martin Ritt, Sidney Lumet, entre outros também apresentaram um cinema que lutava pela liberdade e contra o fascismo.

Vários marcos do cinema aconteceram durante esta década:


1) Francis Ford Coppola entrega o filme que mudaria a história da "sétima arte", The Godfather (O Poderoso Chefão), um dos melhores filme dos anos 70 e um dos melhores já feitos, com Marlon Brando e Al Pacino. Vencedor de 3 Oscars nas categorias de melhor filme, melhor ator (Brando) e melhor roteiro adaptado. A primeiro parte da saga da família Corleone.


2) Stanley Kubrick entrega o clássico A Clockwork Orange (Laranja Mecânica).

3) O aclamado diretor russo Andrei Tarkovski lança a aclamada ficção científica:Solyaris (br: Solaris). O famoso cineasta Ingmar Bergman lança um dos melhores filmes da década de 1970 com Viskningar och rop (br: Gritos e Sussurros), filme de época e se tornando um dos únicos filmes estrangeiros a ser indicado na categoria de Melhor Filme no Oscars, apenas ganhando na categoria de Melhor Fotografia.

4) The Exorcist (O Exorcista) torna-se um marco no gênero suspense e eterniza a imagem de Linda Blair como a menina possuída.


5) Marlon Brando estrela o filme erótico Ultimo tango a Parigi (O Último Tango em Paris), dirigido por Bernardo Bertolucci.

6) Roman Polanski dirige Chinatown, com Jack Nicholson. e é lançado o filme The Texas Chain Saw Massacre.

7) Coppola dirige a uma sequência de The Godfather (O Poderoso Chefão), The Godfather: Part II (O Poderoso Chefão: Parte II), com Al Pacino, Robert Duvall e Robert De Niro. Vencedor de 6 Oscars, incluindo melhor filme, melhor diretor (Coppola) e melhor ator coadjuvante (De Niro) A primeira sequência a ganhar O Oscar de melhor filme.

8) Um dos mais aclamados filmes de época é lançado: Barry Lyndon, considerado um dos melhores filmes do diretor Stanley Kubrick, indicado em 7 categorias no Oscars e apenas ganhando em 4.

9) O aclamado diretor russo Andrei Tarkovsky lança seu filme mais autobiográfico com Zerkalo (br: O Espelho), filme enigmático e considerado um dos melhores filmes já feitos.


10) Steven Spielberg aponta como grande diretor com Jaws (Tubarão) e Jack Nicholson se firma como astro ao defender como ninguém a loucura em One Flew Over the Cuckoo's Nest (Um Estranho no Ninho), o filme-síntese do espírito americano, e que ganha os cinco principais prêmios da Academia.


11) Brian De Palma filma o clássico de Stephen King, Carrie (Carrie, a Estranha), com Sissy Spacek no papel principal.


12) Martin Scorsese e Robert De Niro concretizam parceria de sucesso com Taxi Driver (Motorista de Taxi), com Jodie Foster, indicado a 4 Oscars.


13) Woody Allen ganha respeito com Annie Hall (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa) e vence o Oscar de Melhor Filme e George Lucas inicia a trilogia que iria mudar o rumo do cinema: Star Wars (Guerra nas Estrelas).


14) Christopher Reeve foi a maior revelação do ano ao protagonizar Superman (Superman - O Filme) e Halloween é lançado, se tornando um clássico do horror, e um dos filmes mais respeitados de todos os tempos. John Travolta e Olívia Newton-John no sucesso musical Grease.


15) A ficção científica é marcada por Alien (Alien - O Oitavo Passageiro), de Ridley Scott e Bob Fosse eterniza o gênero musical com All That Jazz (O Show Deve Continuar).


16) A guerra é retratada em Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, com Marlon Brando e Robert Duvall.


17) Andrei Tarkovsky lança uma de suas obras mais aclamadas com Stalker, considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.

Comments


© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page