O Gabinete do Dr. Caligari e Filmes narrados por loucos, ou com estado alterado.
- Iury Salk Rezende
- 3 de mar. de 2020
- 45 min de leitura
Atualizado: 14 de jun. de 2020

Tzvetan Todorov, teórico de Literatura, propôs algumas observações sobre a obra de Edgar Allan Poe, presentes no livro Introdução à literatura fantástica, sobre o narrador-protagonista que está no limite entre o real e o imaginário no conto “O Coração Delator” publicado em 1943. No conto um homem conta sua história para vários interlocutores identificados pelo pronome pessoal vocês. Como se estivesse dando um depoimento, ele explica como e porque matou o velho, seu vizinho, e como o crime foi revelado à polícia. O narrador diz que após ouvir insistentemente o coração do velho morto batendo ficou desesperado, não encontrou outra saída senão se entregar aos policiais. Neste conto que é narrado na primeira pessoa cria um vínculo com o leitor, já que o pronome “eu” pertence a todos na literatura. No trecho deste conto “[...] sou nervoso... muito nervoso... Mas por que vocês insistem em dizer que sou louco?... Escutem-me!”. Durante a narrativa o interlocutor afirma várias vezes que não é louco. Para provar que está falando a verdade, ele conta os detalhes do crime que cometeu procurando exaltar sua sanidade. Ao acompanharmos o relato percebemos algumas discrepâncias com o Mundo Real e algumas afirmações dadas pelo interlocutor. Para Todorov esta situação criada na observação do leitor se chama “Hesitação”, sensação provocada pelo estranhamento e o insólito descrito pelo narrador. Este olhar subjetivo de um louco nos coloca em mundo onírico que nos é peculiar pela nossa própria experiência com o mundo do inconsciente através de nossos sonhos e pesadelos. Sendo assim, Poe inaugura um tipo de narrativa que já estava sendo explorado pela pintura simbolista produzido na Europa neste mesmo período de Tempo.

Retrato de Poe.
Quando Freud abriu as portas do inconsciente para o mundo, investigando suas regras, fobias, neuroses, símbolos, inundou de luz este mundo sombrio e desconhecido. Foi um passo para que a iconografia simbolista, a narrativa de Poe, e as teorias freudianas abrissem uma nova forma de olhar e composição visual na seminal arte que estava engatinhando, o cinema. Depois de várias experiências e inovações técnicas, de pioneiros como Georges Mélies, alguns diretores começaram a se aventurar, dentro de uma narrativa fantástica, este olhar-guia para uma travessia de sensações psicológicas, contadas por um louco.

Cena de Unheimliche Geschichten (1919)

Cena de Estudante de Praga (2013)
Um dos primeiros filmes que inaugurou esta nova forma de audio-visual (apesar de ser considerado silencioso, o cinema sempre usou música e até efeitos sonoros) foi o Estudante de Praga (2013) de Paul Wegener, baseado em um conto de Poe, William Wilson, e que teve mais duas versões nos próximos anos. Este filme, que tinha técnica ainda incipiente, foi à primeira iniciativa de introduzir este olhar que foi seguido por outro filme pré expressionista, Unheimliche Geschichten (1919) de Richard Oswald, que adaptou vários contos de Poe, como o Gato Preto. Mas o filme que foi pedra angular para esta nova forma de expressão e que esteticamente deu a melhor aparência para nos conduzirmos neste universo de estranhamentos e alucinações foi o primeiro filme da Escola Expressionista do Cinema: O Gabinete do Dr Caligari (1920) de Robert Wiene, que neste ano completa 100 anos, lançado nos cinemas em 26 de fevereiro de 1920.

Cartaz de O gabinete do Dr Caligari.

Cena de O gabinete do Dr Caligari.
O filme compõe uma metáfora do olhar deformado, com ruas estreitas e entrecortadas, telhados góticos e cubistas e prédios e objetos deformados, resultando em uma das obras-primas das primeiras décadas do cinema e uma das mais importantes referências estéticas até hoje, utilizando cenários pintados por artistas expressionistas e interpretações irrealistas e impactantes através dos atores que ficaram famosos pelos seus papeis neste filme, como Werner Krauss e Conrad Veidt. A sinopse é a seguinte: Em um pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.
O Livro de Caligari a Hitler do teórico de Cinema Sigfried Kracauer, foi a base para todos os estudiosos entenderem a profundidade simbólica analítica do Cinema Expressionista, que prenuncia os horrores promovidos pelo nazismo e de como a psique alemã do Estado de Weimar estava projetando, através dos monstros, sonâmbulos, vampiros os bastidores de psicopatia, racismo, crueldade e loucura que a Alemanha e o mundo iriam se sucumbir.

Cena de O gabinete do Dr Caligari.
O Ensaísta e escritor paulista Paulo Emílio também fez uma análise brilhante deste precioso clássico, associando Caligari aos nefastos interesses comerciais e políticos do Kaiser e do Estado de Weimar, e o sonâmbulo Cesare, associado com o povo alemão, que foi induzido por um sentimento de patriotismo cego e hipnotizado para que seus jovens aderissem a uma guerra suja e inescrupulosa.
Caligari, que lançou uma nova estética inovadora, também inaugurou uma nova narrativa visual que foi referência para o cinema Noir, os filmes de horror da Universal e RKO, e influenciou diretores como Hitchcock, Bergman, Orson Welles, Samuel Fuller, Robert Aldrich, Roman Polanski, Raoul Ruiz, John Frankenheimer, Billy Wilder, Edgar Ulmer, Robert Siodmack, David Lynch, Dario Argento, Mario Bava, Stanley Kubrick, Robert Wise, David Cronemberg, Luis Buñnuel, Steven Spileberg, Andrzej Żuławski, Martin Scorsese, Jan Svankmajer, Ken Russel, Jiří Menzel, František Vláčil, Terry Gillian, Jaromil Jireš, e principalmente Tim Burtom.
Filmes com esta narrativa:
EXPRESSIONISTAS
Genuine (Alemanha, 1920). Direção: Robert Wiene. Rot. Original: Carl Mayer. Fotografia: Willy Hameister. Dir. de arte: Bernard Klein, César Klein & Kurt Hermann Rosenberg. Figurinos: César Klein. Com: Fern Andra, Albert Bennefeld, Lewis Brody, John Gottowt, Ernest Gronau, Harald Paulsen, Hans Heinrich von Twardowski.
Genuine (Andra) é um objeto de estranhos cultos sobre sua pessoa até se tornar mera escrava depois de uma guerra entre tribos rivais no Oriente. Ela se torna “escrava” particular de um velho e rico homem que a compra no mercado. Porém, sua natureza anteriormente pacífica se tornou indócil com os sofrimentos vividos no cativeiro. Ela consegue enfeitiçar o jovem Florian (Twardowski), sobrinho do barbeiro de seu velho amo o e o induz a assassina-lo. Agora, dona de seu próprio nariz, Genuine conquista os encantos do aristocrata Percy (Paulsen). Delirante e febril, Florian chama a atenção de seu tio, que decide invadir o estranho castelo em que mora, acusando-a de feitiçaria. Porém, quando chegam a ela, ela já se encontra morta.

Imagem de Genuine (1920)
Algol - A Tragédia Do Poder ( Alemanha, 1920, 98 min), de Hans Werckmeister. Um habitante do planeta Algol revela ao mineiro Robert o segredo de uma fonte de energia eterna. Graças a essa tecnologia, ele se torna a pessoa mais poderosa do mundo. Mas suas riquezas não o tornam uma pessoa feliz e pacífica; pelo contrário, sua ambição obsessiva por um poder cada vez maior arruína tudo à sua volta, e a destruição da máquina pode ser a única salvação para Robert.


Os incríveis cenários de Algol
O Golem (1920). Data de lançamento: 29 de outubro de 1920 (Alemanha)Direção: Paul Wegener, Carl Boese, Produtora: Projektions-AG Union, Produção: Paul Davidson.
Em meados do século 19, uma comunidade judaica da cidade de Praga é ameaçada por um decreto do imperador. Na tentativa de salvar seu povo da desgraça, o Rabino Loew dá vida a um Golem.

O Monstro de Barro de o Golem.
Sombras (Alemanhã - 1923), Diretor: Arthur Robison. Atores: Gustav von Wangenheim, Alexander Granach, Fritz Rasp, Fritz Kortner, Rudolf Klein-Rogge, Karl Platen, Max Gülstorff, Lilli Herder, Eugen Rex, Ferdinand von Alten, Ruth Weyher
Durante um jantar, oferecido por um barão rico e sua esposa, assistido por quatro de seus pretendentes em uma mansão alemã do século 19, um jogador de sombras resgata o casamento, dando a todos os convidados uma visão do que pode acontecer hoje à noite se o barão ficar com ciúmes e os pretendentes não reduzem seus avanços em direção a sua bela esposa. Ou foi uma visão?

Sombras na parede.
Nosferatu, Uma Sinfonia Do Horror (Alemanha, 1922,81min), de F.W. Murnau. Nesta versão não-autorizada do livro Drácula, de Bram Stoker, o agente imobiliário Hutter viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo ao excêntrico Conde Orlock. O nobre na verdade é um vampiro milenar que se apaixona por Ellen, a esposa de Hutter, e se muda para Bremen, na Alemanha, espalhando o terror e a peste pelo caminho.



Cenas de Nosferatu.
Segredos De Uma Alma (Alemanha, 1926, 97min), de Georg Wilhelm Pabst.. Martin é um professor atormentado, ao mesmo tempo, por um irracional medo de facas e pela irresistível compulsão de matar sua esposa. Sofrendo com terríveis pesadelos, ele resolve procurar um psicanalista em busca de tratamento. Considerado o primeiro filme psicanalítico, foi baseado num caso clínico verdadeiro tratado por Sigmund Freud.

Imagens de um pesadelo do 1º filme psicanalítico.
Raskolnikow (Alemanhã -1923), Raskolnikow é um filme mudo alemão, dirigido por Robert Wiene. O filme é uma adaptação do romance Crime e Castigo, de Fyodor Dostoyevsky. O filme é caracterizado por Jason Buchanan, do AllMovie, como uma visão expressionista alemã da história: um drama psicológico experimental de vanguarda ou "pesadelo".


O clássico Crime e Castigo na versão de Wiene
O Gabinete Das Figuras De Cera (Alemanha, 1924, 83min), de Leo Birinsky e Paul Leni.Um jovem poeta é contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos que ganharam sua própria estátua no local. A partir de então, o filme narra três episódios sobre os personagens (o califa Harun al Raschid; Ivan, o Terrível e Jack, o Estripador), apresentando visões independentes da maldade humana.

Imagens do Museu de Cera.
As Mãos de Orlac (1924), (Alemanha/Áustria, 1924,113min), de Robert Wiene. Orlac é um virtuoso pianista que sofre um terrível acidente de trem e tem suas mãos decepadas. Ele passa por um procedimento experimental e lhe são implantados os membros de um assassino que acabara de ser executado. Quando descobre a quem pertenciam suas novas mãos, Orlac começa a acreditar que também tem predisposição para matar.



Monstruosa atuação de Conrad Veidt
O Estudante de Praga (Alemanha -1926), Direção: Henrik Galeen, Roteiro: Hanns Heinz Ewers (escritor da novela com o mesmo nome) & Henrik Galeen, Produção: Harry R. Sokal, Elenco: Conrad Veidt, Fritz Alberti, Ferdinand von Alten, Werner Krauss & Elizza la Porta.
O filme narra a história de Balduin, um estudante com habilidades na esgrima, famoso entre os seus colegas, que com a falência próxima, faz um acordo com Scapinelli, um homem que promete dar-lhe muito dinheiro a troco de apenas uma coisa: sua sombra. No início tudo está as mil maravilhas, mas depois sua sombra começa a fazer mal e a vida de Balduin começa a ficar totalmente infeliz. Baseado no conto de Edgar Allan Poe Willian Wilson.



Imagens de O Estudante de Praga.
Fausto (1926), (Alemanha, 1926), de F.W. Murnau. Versão expressionista da clássica peça de Goethe. Fausto é um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Ciente da própria mortalidade, resolve vender a alma ao Diabo em troca da juventude. Mas o rejuvenescido Fausto se apaixona por uma jovem italiana e começa a questionar o pacto firmado.

Mefistófeles e Fausto.
Metrópolis (Alemanha, 1927, 153 min), de Fritz Lang. Em Metrópolis, uma cidade do futuro, os poderosos vivem felizes na superfície enquanto os operários passam os dias em regime de escravidão nos subterrâneos, idolatrando uma líder espiritual chamada Maria. Tentando mantê-los sob controle, o governante de Metrópolis pede a um cientista para fabricar um robô com a forma da garota e infiltrá-lo entre os operários para semear a discórdia.


Imagens de Metropolis de Fritz Lang.
Aurora (EUA -1927), Um filme de F. W. Murnau, William Fox (II) com George O'Brien, Janet Gaynor, Margaret Livingstone, Bodil Rosing.
Um homem pondera matar sua inocente esposa, mas é acometido pela culpa, e a mulher reage com terror quando suas intenções ficam claras. Enquanto isso, o marido que tenta levar adiante o plano é atormentado por uma sedutora mulher da cidade, que chega a assombrar os pensamentos do homem. O casal do interior acaba tendo suas vidas destruídas por causa dessa mulher que veio de fora.


Imagens da obra prima de Murnau - Aurora.
OUTRAS VANGUARDAS (SURREALISMO E IMPRESSIONISMO)
A Queda da Casa de Usher (França -1928). É um filme de terror francês de 1928, dirigido por Jean Epstein, um dos vários filmes baseados no conto gótico de 1839, A Queda da Casa de Usher, de Edgar Allan Poe. Jean Epstein foi um dos primeiros teóricos do Cinema. Liderou o Movimento Impressionistana França nos anos 20. Luis Buñnuel foi seu assistente de direção neste filme.


Imagens da Queda da Casa de Usher.
Um Cão Andaluz (França -1929), Un chien andalou é um filme surrealista lançado em 1928 na França e dirigido/escrito em uma parceria de Luis Buñuel e Salvador Dalí. Foi realizado em 1928, época ainda do ápice das vanguardas europeias.

A Idade do Ouro (França -1930), (francês: L'âge d'or) é um filme francês de 1930, dirigido por Luis Buñuel e escrito por Salvador Dalí. É o segundo filme de Buñuel. O filme mostra um casal que tenta concretizar seu amor ao longo da história, mas é sempre interrompido por situações que simbolizam questões da sociedade ocidental.


O Vampiro (Dinamarca -1931), Vampyr é um filme de terror de 1932, dirigido pelo diretor dinamarquês Carl Theodor Dreyer. O filme foi escrito por Dreyer e Christen Jul com base em elementos da coleção de histórias sobrenaturais de J. Sheridan Le Fanu In a Glass Darkly.



O Vampiro de Dreyer.
HORROR E FILME NOIR
O Médico e o Monstro (EUA -1931), (Dr. Jekyll and Mr. Hyde) é um filme estadunidense de 1931, dirigido por Rouben Mamoulian. Henry Jekyll é um membro muito respeitado na sociedade londrina. Ele acredita que todos possuem dois lados - um bom e um mau - e que eles podem ser separados, de modo que o bom viva livremente. Assim, ele pretende criar homens melhores para a sociedade e decide testar em si mesmo a poção que desenvolveu, libertando seu lado mau, o Sr. Hyde, um monstro que comete crimes horríveis. Quando ele aterroriza uma jovem, Jekyll percebe que precisa parar o experimento, mas pode não ser tão simples assim.

Mr Hyde.
M, O Vampiro de Dusseldorf (Alemanha -1931), Um filme de Fritz Lang com Peter Lorre, Otto Wernicke, Gustaf Gründgens, Theodor Loos.
Um misterioso infanticida leva o terror a Dusseldorf. A polícia local não consegue capturar o serial killer então um grupo de foras-da-lei se une para encontrar o assassino. Capturado pelos marginais, ele é julgado por um tribunal de criminosos.


Peter Lore.
O TESTAMENTO DO DR. MABUSE (Alemanha, 1933, 122min), de Fritz Lang. Investigando uma onda de crimes que vem varrendo Berlim, o comissário Lohmann descobre que todas as pistas levam ao terrível Dr. Mabuse, vilão que está encarcerado há muitos anos num hospital para criminosos insanos.


Dr Mabuse.
O Gato Negro(EUA -1933), Direção Edgar Ulmer, Com Bela Lugosi e Boris Karloff.
Após um acidente, um casal recebe a hospitalidade de um morador local que vive sozinho em um enorme castelo. Ambos percebem que aceitar o convite não foi uma boa ideia, pois o anfitrião é um adorador do demônio.



Imagens de O Gato Negro.
O Homem Invisível (EUA -1933), Direção James Whale, com Claude Rains.
Em Ipping, um lugar remoto na Inglaterra, chega um misterioso estranho que tem seu rosto coberto por bandagens. Ele é Jack Griffin, um cientista que pesquisa por uma nova droga e acaba tropeçando em uma poção que o torna invisível. Quando ele revela sua nova habilidade para seu velho mentor e sua noiva, fica claro que o efeito colateral da poção é a insanidade. Jack fica violento e a polícia luta para capturá-lo, fazendo com que ele precise criar um antídoto para reverter o processo.

Maníaco (EUA -1934), Direção: Dwain Esper.
Maniac, também conhecido como Sex Maniac, é um filme de exploração e terror em preto e branco de 1934, dirigido por Dwain Esper e escrito por Hildagarde Stadie, esposa de Esper, como uma adaptação solta da história de Edgar Allan Poe "The Black Cat", com referências aos seus "Assassinatos na Rue Morgue".

Imagem de Maníaco
O Corvo (EUA -1935), Direção: Lew Landers, com Bela Lugusi e Boris Karloff.
Jean Thatcher sofre um acidente de carro. De imediato, seu pai e um amigo imploram ao cirurgião aposentado, Dr. Richard Vollin, que faça uma cirurgia de emergência para restaurar a saúde da moça.


Imagens de O Corvo
O Crime do Dr. Crespi (EUA -1935),Direção: John H Auer.
O Crime do Dr. Crespi é um filme de terror americano de 1935, estrelado por Erich von Stroheim, Paul Guilfoyle, Jeanne Kelly, Dwight Frye, Harriet Russell e John Bohn. Foi lançado pela Republic Pictures.

Cena de O Crime do Dr. Crespi
O Gato Negro (EUA- 1941), Direção: Albert S. Rogell, com Bela Lugosi.
The Black Cat é um filme de terror de comédia dirigido por Albert S. Rogell e estrelado por Basil Rathbone. Apresenta performances de Bela Lugosi e Alan Ladd em pequenos papéis. O cartão do título diz que foi inspirado na história curta de "The Black Cat" de Edgar Allan Poe.

Bela Lugosi em O Gato Negro (1941)
A Sombra de uma Dúvida (1942), (Estados Unidos, 1943, 108min), de Alfred Hitchcock. Charlie se muda para uma pequena cidade californiana e vai morar na casa dos parentes. Sua jovem sobrinha começa a desconfiar que ele pode ser um terrível assassino de viúvas que fugiu da Filadélfia após diversos crimes. Agora a garota precisa encontrar provas da verdadeira identidade do tio antes de tornar-se sua próxima vítima.

A Sombra de uma Dúvida de Hitchcock.
À Meia-Luz (1942), (Estados Unidos, 1944, 114min), de George Cukor. A jovem Paula encontra o cadáver da tia Alice, que foi assassinada em sua casa. A polícia investiga o caso, mas não encontra o culpado. Dez anos depois, Paula volta a viver na mesma casa, agora com seu marido, que a mantém cada vez mais isolada. Isso faz com que as lembranças do passado comecem a enlouquecê-la. Baseado na peça de Patrick Hamilton.

Ingrid Bergman atormentada em à Meia-Luz.
Retrato de Mulher (1944), Direção Fritz Lang, com Edward G Robinson.
Professor assistente de psicologia de meia-idade, amigo de promotor e médico, manda a esposa e filhos passarem as férias fora, ficando sozinho em casa. Logo no primeiro dia, ao passar pela vitrine de uma galeria de artes, fica atraído pela imagem de uma bela mulher retratada num quadro emoldurado. À noite, ao passar novamente pela imagem, conhece a mulher em pessoa, e acaba resolvendo tomar uns drinques no apartamento dela. Mas é surpreendido pelo violento amante da mulher que chega de surpresa e, enciumado, o ataca. Depois de uma rápida luta, o professor mata o seu atacante a golpes de tesoura. Desesperado pra se safar e também livrar a mulher, decide esconder o corpo em um lugar afastado. Mas não sabe que o morto era um homem importante, e que estava sendo seguido por um guarda-costas e ex-criminoso, que vai procurar chantagear o professor e a mulher ameaçando contar à polícia o que sabe.

Pacto de Sangue (EUA -1944) Direção: Billy Wilder, com Fred MacMurray e Barbara Stanwyck.
Walter Neff, um vendedor de seguros, é seduzido e induzido por Phyllis Dietrickson, uma sedutora e manipuladora mulher, a matar seu marido, mas de uma forma que pareça acidente para a polícia e também em condições específicas, que façam o seguro ser pago em dobro, no caso, 100 mil dólares.



Imagens de Pacto de Sangue.
Curva do Destino (EUA -1945). Direção: Edgar Ulmer.
Uma das grandes obras-primas do Cinema Noir. Um pianista deve viajar de uma ponta a outra dos Estados Unidos para visitar a namorada. Mas começa a ter problemas quando um homem, a quem deu carona, morre misteriosamente.

Imagem de Curva do Destino.
Quando Fala o Coração (EUA -1945), Spellbound é um filme estadunidense de 1945, do gênero suspense, dirigido por Alfred Hitchcock, com Gregory Peck e Ingrid Bergman.
A dra. Constance Petersen trabalha como psicóloga em uma clínica para doentes mentais. Ela começa a trabalhar com um colega estranho, o dr. Edwards, que não é quem parece.
Hitchcock dirigiu seu primeiro filme psicanalítico com a colaboração do artista Salvador Dali para ilustrar os símbolos oníricos do personagem principal, vivido por Gregory Peck, que sofria de amnésia e fobias por listas e imagens brancas.






Imagem de Spellbound, cenários de Salvador Dali.
Farrapo Humano (EUA-1945), Direção: Billy Wilder, com Ray Milland.
Até os nossos dias continua sendo o melhor filme sobre o tema do alcoolismo. Ganhou diversos Oscar, inclusive o de Melhor Filme, Melhor Diretor e Ator. O retrato dilacerante de um alcoólatra, cujo vício consome a carreira, devasta o convívio social e assola sua vida amorosa.


Filme sobre alcoolismo: Farrapo Humano
Silêncio nas Trevas (EUA -1946), The Spiral Staircase é um filme estadunidense de 1946, do gênero suspense, dirigido por Robert Siodmak e estrelado por Dorothy McGuire e George Brent. Um dos primeiros filmes a abordar o tema da psicopatia criminosa.



Imagens de Silêncio nas Trevas.
A Dama de Shanghai (EUA - 1947) Direção Orson Welles, com Rita Hayworth
Orson Welles adotou neste filme noir a técnica brechtiana de distanciamento. Michael O'Hara é um marinheiro que é contratado para trabalhar no iate do marido aleijado da bela Elsa Bannister durante uma viagem que o casal fará. Ele acaba envolvido numa perigosa trama de intriga e crime. A cena dos espelhos é uma das mais famosas deste diretor.


Cenas do Espelho em A Dama de Shanghai
O Condenado (GB -1947), Odd Man Out é um filme britânico de 1947, do gênero policial, dirigido por Carol Reed e estrelado por James Mason e Robert Newton.

Cartaz de O Condenado
Pavor nos Bastidores (EUA -1950), Direção: Alfred Hitchcock, com Marlene Dietrich.
Um estudante inglês de teatro e seu pai ajudam um jovem acusado de matar o marido de uma atriz.

Hitchcock em uma aparição cameo em Pavor nos Bastidores
A Dama de Espadas (GB -1950), Direção: Thorold Dickinson.
A rainha de espadas é um filme de horror e fantasia de 1949, baseado em um conto homônimo de Alexander Pushkin. É estrelado por Anton Walbrook, Edith Evans e Yvonne Mitchell. Evans e Mitchell eram mais conhecidos na época como atores de teatro, este filme foi sua estreia cinematográfica.


Imagens de A Dama de Espadas
Maldição (EUA -1950), Direção: Fritz Lang.
House by the River é um filme de crime americano de 1950, dirigido por Fritz Lang e estrelado por Louis Hayward, Lee Bowman e Jane Wyatt. O filme é sobre um serial killer que se livrava de suas vítimas jogando-as no rio próximo de sua propriedade.


Cenas de Maldição de Fritz Lang.
Crepúsculo dos Deuses (EUA -1950) Direção Billy Wilder, com William Holden e Gloria Swanson.
Uma estrela veterana do cinema mudo se recusa a aceitar que seu reinado acabou. Então ela contrata um jovem roteirista para ajudá-la a reconquistar o sucesso. O escritor acredita que pode manipular a atriz, mas percebe que está redondamente enganado.
Um dos melhores filmes da história do cinema que conta sobre o amargo ocaso das estrelas de Hollywood.


Cena final de Crepúsculo dos Deuses.
Volúpia de Matar (EUA -1952), Dirigido: Edward Dmytryk.
The Sniper é um filme norte-americano de 1952, do gênero policial, dirigido por Edward Dmytryk e estrelado por Adolphe Menjou e Arthur Franz. Mais um filme sobre um assassino em série.

Cena de Volúpia de Matar
Othello (EUA -1952). Direção: Orson Welles.
Desdemona, a filha de um aristocrata veneziano, foge com Othello, um herói militar mouro, causando ressentimento em Iago, o invejoso subordinado de Othello. Iago conhece as fraquezas de seu superior e se aproveita disso para prejudicá-lo.


Imagens de Othello.
Os 5.000 Dedos do Dr. T (EUA -1953). Dirigido por Roy Rowland. The 5.000 Fingers of Dr. T., Os Cinco Mil Dedos do Dr. T, é um filme musical de fantasia, produzido nos Estados Unidos, em 1953, e realizado por Roy Rowland. A trilha sonora é de Frederick Hollander.
O jovem Retting sonha que o seu professor de piano Conried tem 500 meninos presos num palácio cheio de instrumentos musicais. Por vezes, as canções fazem arrastar a história, mas o compositor Frederick Hollander teve uma nomeação para o Óscar.
5000 Fingers Of Dr. T, - Trailer (1953)
O Alucinado (México -1953), (Direção Luis Buñnuel).
Francisco mantém uma imagem de homem tranquilo, conservador e religioso. Durante uma missa, conhece Glória e casa-se com a jovem. Depois do casamento, passa a ser um homem paranoico, ciumento e atormentado.Jacques Lacan passava este clássico de Buñnuel para seus alunos.


Mosaico de imagens de O Alucinado de Buñnuel.
O Coração Delator (EUA -1953), Direção: Ted Parmelee, com James Mason.
The Tell-Tale Heart é um curta-metragem de terror psicológico animado americano de 1953 produzido pela UPA, dirigido por Ted Parmelee e narrado por James Mason. O roteiro de Bill Scott e Fred Grable é baseado no conto de 1843, de mesmo nome, de Edgar Allan Poe.
Animação em vídeo O Coração Delator (EUA -1953)
Ensaio de um Crime (México -1955), Direção Luis Buñnuel.
Ensayo de un Crimen é um filme de 1955, dirigido por Luis Buñuel, baseado em romance do escritor mexicano Rodolfo Usigli.


Imagens de Ensaio de um Crime
A Morte num Beijo (EUA – 1955) Direção Robert Aldrich.
Kiss Me Deadly é um filme estadunidense de 1955, dos gêneros policial e suspense, dirigido e produzido por Robert Aldrich, com roteiro de A. I. Bezzerides baseado no romance Kiss Me, Deadly, de Mickey Spillane.


Cenas de A Morte num Beijo de Aldrich.
As Três Faces de Eva (EUA -1957), Direção: Nunnally Johnson, com Joanne Woodward
Eva White sofre de constantes dores de cabeça e desmaios e resolve se consultar com o psiquiatra dr. Luther. Após ser hipnotizada, descobre ter duas outras personalidades: uma mulher impulsiva e cheia de vida e uma garota submissa à própria mãe.


Imagens de As Três Faces de Eva.
A Marca da Maldade (EUA -1958). Direção Orson Welles, com Charlton Heston e Janeth Leigh.
Um carro-bomba explode na fronteira dos Estados Unidos com o México e o agente mexicano da polícia de combate ao narcotráfico, Miguel Vargas, inicia uma investigação junto com o capitão americano Hank Quinlan. Quando Vargas suspeita que o policial Quinlan e seu parceiro, Menzies, estão plantando evidências falsas para incriminar um homem inocente, seus achados põem a vida dele e de sua noiva, Susie, em perigo.


Cena com Marlene Dietrich em A Marca da Maldade
Vertigo (EUA -1958), Direção: Alfred Hitchcock, com James Stewart e Kim Novak.
O detetive aposentado John Scottie sofre de um terrível medo de alturas. Certo dia, um amigo pede a John que siga sua esposa. Ele aceita a tarefa e começa a segui-la por toda parte. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos. John começa a acreditar que a mulher é louca, com possíveis tendências suicidas, quando algo estranho acontece nesta missão. Eleito pela revista Sight and Sound como o melhor filme já feito



Imagens da obra-prima de Hitchcock O Corpo que Cai.
Psicose (EUA -1960), Um filme de Alfred Hitchcock com Anthony Perkins, Janet Leigh, John Gavin, Vera Miles.
Após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, uma mulher foge durante uma tempestade e decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Ela conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates, um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. O que parece ser uma simples estadia no local se torna uma verdadeira noite de terror.



Imagens de Psicose.
A Tortura do Medo (GB – 1960). Dirigido: Michael Powell.
Quando criança, Mark Lewis sofria experimentos bizarros do pai cientista e estudante dos efeitos do medo. Agora adulto, com seus pais já mortos, ele vira um psicopata que mata mulheres para gravar suas expressões de terror no momento da morte.


Cenas de A Tortura do Medo
ANOS 60 E 70 (RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM)- O NOVO CINEMA
Através do Espelho (Suécia -1961) Um filme de Ingmar Bergman com Harriet Andersson, Gunnar Björnstrand, Max von Sydow, Lars Passgaard.
A história se passa no período de 24 horas e mostra os acontecimentos que envolvem uma família de quatro pessoas, de férias em uma ilha. Todos estão ali após Karin, que sofre de esquizofrenia, ter recebido alta do sanatório onde estava internada. O marido de Karin, o médico Martin, conta ao sogro David que a doença da esposa é praticamente incurável. Enquanto isso, Minus, irmão adolescente de Karin, conta a ela sobre a falta de diálogo dele com o pai. David é um novelista atravessando um período de "bloqueio". Ele reencontrara a família após um longo tempo de ausência, mas avisa que logo irá retornar a viajar. Com o passar do dia, a esquizofrenia de Karin se manifesta cada vez mais, afetando a todos na ilha.

Imagem de Através do Espelho
O Ano Passado em Marienbad (França - 1961) Dirigido por: Alain Resnais, Estrelando Delphine Seyrig, Françoise Bertin, Françoise Spira, Giorgio Albertazzi, Héléna Kornel.
Em um hotel europeu, um homem fala repetidamente para uma mulher que eles passaram o ano anterior juntos e implora que ela parta com ele. A mulher diz que desconhece o que ele está falando, mas seu comportamento demonstra o contrário.
Esse controverso clássico do cinema francês é frenquentemente citado como um dos filmes mais influentes do pós-guerra, uma obra-prima inventiva e original que causou grande impressão e impacto em cineastas como Stanley Kubrick, David Lynch, Agnès Varda, Jacques Rivette, Marguerite Duras e Peter Greenaway. Este último chegou a afirmar, inclusive, que ofilme de Resnais foi a maior influência na sua carreira. Ainda hoje, O Ano Passado em Marienbad não é uma unanimidade e gera discussões.




As enigmáticas e surreais imagens da obra-prima de Alain Resnais.
Fellini 8 e ½ (Itália -1962), é um filme italiano de 1963, do gênero drama, dirigido por Federico Fellini e com trilha musical assinada pelo compositor Nino Rota. Oito e meio é um filme autobiográfico, com muitas cenas retiradas da vida do próprio diretor. Segundo o próprio Fellini, algumas cenas foram concebidas através de seus sonhos.
O filme retrata a crise de criatividade de um cineasta chamado Guido Anselmi, que demonstra um certo esgotamento no seu estilo de vida e resolve se internar em uma estação-de-águas para buscar inspiração.
Usa de uma estratégia engenhosa para contornar o bloqueio criativo que—conta-se—o próprio Fellini estaria sentindo: contar a própria dificuldade de realizar um filme. E ainda obter o prestígio de fazer um filme metalinguístico, que usa a linguagem do cinema para comentar um filme que seus personagens estão fazendo.
O filme tem grandes influências da psicanálise jungiana, da qual Fellini era um entusiasta. Um exemplo é o grande foco nos sonhos do protagonista para explicar sua persona e acontecimentos de sua infância. O uso da fotografia preta e branca também serve para reforçar o conceito jungiano de sombra.


Cenas oníricas de 8 e 1/25 de Fellini.
Obsessão Macabra (EUA -1962), Direção: Roger Corman, com Ray Milland.
Emily Gault chega na mansão Carrell determinada a retomar um velho relacionamento com Guy Carrell. Ele supera um forte medo de ser enterrado vivo e se casa com Emily, mas a sua fobia retorna quando ele compra uma cripta à prova do seu maior pesadelo.

Ray Milland dentro de seu caixão em Obsessão Macabra.
O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (EUA -1962) Direção Robert Aldrich, com Bette Davis e Joan Crawford.
Jane Hudson (Bette Davis) é uma estrela infantil idosa, que cuida de Blanche (Joan Crawford), sua irmã em uma cadeira de rodas, também um ex-atriz mirim. Vivendo juntas em uma mansão na velha Hollywood, Blanch planeja se vingar de Jane pelo acidente de carro que a deixou paralítica anos atrás. Mas Jane está desesperada voltar à fama, e tenta esconder a existência de Blanche de médicos, visitantes e vizinhos enquanto ela pensa em uma maneira de se livrar de sua irmã.


Loucura e perversidade em O Que Terá Acontecido a Baby Jane?
Lolita (EUA- GB -1962), Direção: Stanley Kubrick, com James Mason.
Stanley Kubrick traz o conto polêmico de Vladimir Nabokov de um amor proibido para a tela. Humbert é um professor europeu que se muda para um subúrbio americano e aluga um quarto da solitária viúva Charlotte Haze. Humbert se casa com Charlotte, mas é obcecado por sua filha adolescente, a graciosa Lolita. Após a morte súbita de Charlotte, Humbert passa a acreditar que tem Lolita só para si.


Cenas de Lolita de Kubrick
Armadilha -Pitfall (Japão -1962). Pitfall, também conhecido como The Pitfall e Kashi To Kodomo, é um filme japonês de 1962, dirigido por Hiroshi Teshigahara, escrito por Kōbō Abe.
Homem vai a procura de emprego em uma mineradora acompanhado de seu filho mudo. No caminho é brutalmente assassinado, sendo seu filho a única testemunha.



imagens de A Armadilha
Bocaccio 70 (1962), episódio de Fellini (As tentações do Dr. Antonio) É um filme franco-italiano de 1962, do gênero comédia, em quatro episódios dirigidos por Mario Monicelli (episódio Renzo e Luciana), Federico Fellini (episódio As tentações do Dr. Antonio), Luchino Visconti (episódio O trabalho) e Vittorio De Sica (episódio A rifa)

Imagem de As tentações do Dr. Antonio, o episódio de Fellini
Sob o Domínio do Mal (EUA -1962) Um filme de John Frankenheimer com Frank Sinatra, Janet Leigh, Laurence Harvey, Angela Lansbury.
Raymond Shaw (Laurence Harvey) é um militar americano que, ao retornar da Guerra da Coréia, recebe as mais altas homenagens pelos seus atos de heroísmo. Mas em seu pelotão há incerteza de como tais atos de bravura foram cometidos e quando Bennett Marco (Frank Sinatra), seu oficial comandante e outro soldado começam a ter freqüentes pesadelos relacionados com a Coréia, eles chegam à conclusão de que todo o pelotão foi submetido à uma lavagem cerebral e que o "herói" era na verdade um soldado, que tinha sido programado como assassino sem sentimento de culpa ou lembrança do seu crime (dois soldados mortos do seu batalhão na verdade tinham sido mortos pelo "herói", quando a ordem de matar foi dada a ele), tendo se tornado apenas uma peça controlada pelos inimigos. Após seu retorno ao serviço, Raymond deixa ser excessivamente protegido por sua mãe (Angela Lansbury) e o marido dela, o senador John Iselin (James Gregory), que é dominado por uma orientação fascista. Raymond vai trabalhar como jornalista, mas quando seu controlador o contata através de um código, ele se torna um robô sem nenhum sentimento de culpa ou lembrança do seu crime, e sua primeira vítima é o editor de uma coluna liberal. Raymond agora está casado e recebe ordem de matar sua esposa e seu sogro, um senador liberal. Mas quando a lavagem cerebral deixa de atuar em Bennett, ele consegue determinar como Raymond é controlado e passa a buscar os autores de todo o plano.



Paixões Que Alucinam (EUA -1963). Direção Samuel Fuller.
Shock Corridor é um filme estadunidense de 1963, dos gêneros drama e suspense, dirigido por Samuel Fuller. Foi considerado "culturalmente significante" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes.


Cenas de Paixões Que Alucinam
O Beijo Amargo (EUA -1964) Direção Samuel Fuller.
A prostituta Kelly, traumatizada por uma certa experiência feita por psiquiatras, deixa seu passado e encontra consolo na cidade de Grantville, onde conhece Griff, o capitão da polícia da cidade. Kelly encontra um emprego como enfermeira em um hospital para crianças deficientes e ela encontra seu lado sensível no cuidado e ajuda dos seus jovens pacientes. O caminho de Kelly em direção à felicidade muda quando ela testemunha um evento chocante.


Cenas de O Beijo Nu de Fuller.
A Mulher de Areia (Japão - 1964). Suna no onna é um filme japonês de 1964 dirigido por Hiroshi Teshigahara. O roteiro do filme foi adaptado do romance homônimo de 1962 do escritor Kobo Abe.
O filme ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes de 1964[1] o que é um fato incomum para um filme de vanguarda, sendo indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro no mesmo ano. Em 1965, Teshigahara foi indicado ao Oscar de melhor diretor.
O filme faz parte da lista dos 1000 melhores filmes de todos os tempos do The New York Times.
O entomologista Jumpei Niki (Eiji Okada) realiza pesquisas numa praia isolada. Após perder o ônibus de volta, ele acaba encontrando abrigo numa estranha casa de difícil acesso. Lá vive uma misteriosa e solitária mulher (Kyôko Kishida), que luta diariamente contra a areia.



Imagens de A Mulher de Areia
Lilith (EUA -1964), Lilith é um filme de drama americano de 1964, escrito e dirigido por Robert Rossen. É baseado em um romance de J. R. Salamanca e estrelado por Warren Beatty e Jean Seberg.

Imagem de narcisimo em

Túmulo Sinistro (EUA -1964), Direção: Roger Corman, com Vicent Price.
Anos depois de sua esposa Ligeia ter sido enterrada, Verden Fell mantém a ideia fixa de que ela ainda vai voltar. Ele conhece Rowena e os dois se casam, mas a nova esposa começa a ter sonhos que seu marido entende como recados da falecida.

Vicent Price em Ligeia
À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) À Meia-Noite Levarei Sua Alma é um filme brasileiro de 1964 protagonizado e dirigido por José Mojica Marins.
O sádico e cruel coveiro Zé do Caixão pretende gerar um filho perfeito para dar continuidade ao seu sangue. No entanto, sua mulher não consegue engravidar e ele acaba violentando a mulher do seu melhor amigo. A moça agredida pelo coveiro quer se suicidar com o intuito de regressar do mundo dos mortos e levar a alma de Zé do Caixão.


Imagens de À Meia-Noite Levarei Sua Alma e outros filme de Mojica.
Orgia da Morte (EUA -1964), Direção: Roger Corman, com Vicent Price.
O tirano Próspero, um príncipe medieval italiano dedicado à busca do mal e ao culto ao diabo, goza a vida boa em seu estranho castelo no campo enquanto uma peste dizima a população de camponeses ao seu redor. Livremente adaptado de dois contos de Edgar Allan Poe pelo diretor cult Roger Corman.

A Morte Rubra.
Repulsa ao Sexo (1965) Um filme de Roman Polanski com Valerie Taylor, Helen Fraser, Catherine Deneuve, Yvonne Furneaux. Carol Ledoux é uma mulher deslumbrante e desejada, mas muito reprimida sexualmente. Quando fica sozinha em seu apartamento, ela entra em uma profunda depressão e passa a ter assustadoras alucinações com estupros e atos de violência. É o primeiro filme da assustadora Trilogia do Apartamento, de Polanski; os outros são Rosemary's Baby (br: O Bebê de Rosemary) e Le locataire (br: O Inquilino).





Julieta dos Espíritos (Itália -1965), Um filme de Federico Fellini com Giulietta Masina, Sandra Milo, Valentina Cortese, Mario Pisu. Obra surrealista de Frederico Fellini sobre uma mulher que, convencida por um psíquico, acredita que seu marido é infiel.

O Cinema delírio de Fellini.
O Rosto da Maldade (Japão - 1966). Dir: Hiroshi Teshigahara. Rot: Abe Kobo. Com Tatsuya Nakadai, Mikijiro Hira, Kyoko Kishida, Irie Miki, Machiko Kyo, Eiji Okada, Minoru Chiaki, Etsuko Ichihara, Eiko Muramatsu, Kakuya Saeki. The Face of Another é um filme japonês da New Wave de 1966, baseado no romance de mesmo nome escrito por Kōbō Abe.
Seus simbolismos, que permitem várias interpretações, são transpostos para a tela através de uma riqueza estilística magistral. No enredo, um homem, o Sr. Okuyama (Tatsuya Nakadai) fica com o rosto desfigurado e sente desmoronar seu relacionamento com a esposa, interpretada por Machiko Kyo. Aceita, então, experimentar a invenção de um cientista: uma máscara que se molda quase que perfeitamente ao rosto, e que permite uma pessoa assumir uma face diferente. Com a cara nova, o Sr. Okuyama decide testar a fidelidade de sua esposa, e bola um plano para seduzi-la.




Persona (Suécia -1966), Direção: Ingmar Bergman. com Bibi Andersson, Liv Ullmann, Margaretha Krook, Gunnar Björnstrand.
Uma atriz teatral de sucesso sofre uma crise emocional e para de falar. Uma enfermeira é designada a cuidar dela em uma casa reclusa, perto da praia, onde as duas permanecem sozinhas. Para quebrar o silêncio, a enfermeira começa a falar incessantemente, narrando diversos episódios relevantes de sua vida, mas quando descobre que a atriz usa seus depoimentos como fonte de análise, a cumplicidade entre as duas se transforma em embate.


Persona, a obra-prima de Bergman.
O Segundo Rosto (EUA -1966), Seconds é um filme de suspense e ficção científica estadunidense de 1966, dirigido por John Frankenheimer para a Paramount Pictures. O roteiro de Lewis John Carlino adapta o livro Seconds, a novel de David Ely.


Cenas de O Segundo Rosto.
Ken Russell Dante's Inferno (GB -1967), O Inferno de Dante: A Vida Privada de Dante Gabriel Rossetti, Poeta e Pintor é um longa-metragem de 35 mm dirigido por Ken Russell e exibido pela primeira vez na BBC em 22 de dezembro de 1967 como parte de Omnibus. Ele rapidamente se tornou um item básico nos cinemas, em retrospectivas do trabalho de Russell.


Cenas de O Inferno de Dante.

Quadro Ophelia (1851-1852 - John Everett Millais) que inspirou cena acima.
Terra em Transe (Brasil -1967) Um filme de Glauber Rocha com Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Glauce Rocha.
No filme o personagem Paulo Martins, intelectual de esquerda para quem a poesia e a política são demais para um homem só, experimenta um louco drama barroco em que ocorre a desconstrução do teatro populista da esquerda. O que assistimos segundo a radicalização metafórica de Terra em Transe, são os erros políticos da esquerda e os bastidores repressivos que culminam no Golpe de 64. É precisamente a opção política pelo imperialismo, a reafirmação da burguesia em seu amor declarado pelo capital externo norte americano, que explicam a ditadura militar.




Imagens de uma das maiores obras-primas do cinema nacional.
A Bela da Tarde (França -1967), é um filme francês de 1967, do gênero drama, dirigido por Luis Buñuel, e com roteiro baseado na obra de Joseph Kessel. Séverine é uma burguesa casada com o doutor Pierre, que passa suas tardes trabalhando no bordel de Madame Anaïs.



Cenas de Abela da Tarde de Buñnuel.
Fando y Lis (México -1968) Um filme de Alejandro Jodorowsky com Sergio Kleiner, Diana Mariscal, María Teresa Rivas, Tamara Garina. Alejandro Jodorowsky em sua estréia na direção de longas-metragens. É uma adaptação de uma peça de mesmo nome de Fernando Arrabal, que estava trabalhando com Jodorowsky na performance na época.
Fando (Sergio Klainer) e Lis (Diana Mariscal), sua namorada parcialmente paralisada, viajam por cidades, desertos, montanhas e memórias buscando encontrar a cidade encantada de Tar.




2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968) Um filme de Stanley Kubrick com Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Leonard Rossiter.Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.
O filme lida com os elementos temáticos da evolução humana, existencialismo, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. É notável por seu realismo científico, efeitos especiais pioneiros, imagens ambíguas que são abertas a ponto de se aproximarem do surrealismo, som no lugar de técnicas narrativas tradicionais e o uso mínimo de diálogo.
O filme é memorável por sua trilha sonora, resultado da associação feita por Kubrick entre o movimento de satélites e os dançarinos de valsas, o que o levou a usar a valsa Danúbio Azul, de Johann Strauss II, e o famoso poema sinfônico de Richard Strauss, Also sprach Zarathustra, para mostrar a evolução filosófica do Homem, teorizado no trabalho de Friedrich Nietzsche de mesmo nome.










A Hora do Lobo (1968), Vargtimmen é um filme de terror surrealista sueco de 1968 dirigido e escrito por Ingmar Bergman. Estrelado por Max von Sydow e Liv Ullmann, está na lista dos cinquenta melhores filmes do British Film Institute.




Cenas do grande filme de Terror de Bergman A Hora do Lobo
O Bebê de Rosemary (EUA-1968) Um filme de Roman Polanski com Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon, Sidney Blackmer.
Um jovem casal, Rosemarey (Mia Farrow) e Guy Woodhouse (John Cassavetes), se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas, onde coisas bizarras acontecem. Quando ela engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê o seu marido se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê luz ao Filho das Trevas.
Segundo filme da Trilogia do Apartamento de Polanski.





Histórias Extraordinárias (França - 1968), Histórias Extraordinárias é um filme franco-italiano de 1968, dos gêneros terror e suspense, dividido em três segmentos baseados em três contos de Edgar Allan Poe, cada um dirigido por um cineasta diferente: Federico Fellini, Roger Vadim e Louis Malle.

Mosaico de imagens de Histórias Extraordinárias
Serenata Macabra (México -1968), House of Evil, alternadamente intitulado Dance of Death, é um filme de terror mexicano de 1968 dirigido por Juan Ibáñez. É estrelado por Boris Karloff e Julissa. House of Evil é um dos quatro filmes de terror mexicanos de baixo orçamento que Karloff fez em um pacote com o produtor mexicano Luis Enrique Vergara.

Frames do filme Serenata Macabra
Break Up (Brinquedo Louco) (Itália -1968) Break Up ou Brinquedo Louco ou O Homem dos Cinco Balões (L’Uomo dei Cinque Palloni, Itália, 1968). Direção: Marco Ferreri, Roteiro: Rafael Azcona e Marco Ferreri Elenco: Marcello Mastroianni, Catherine Spaak, Ugo Tognazzi, William Berger, Sonja Romanoff, Antonio Altoviti, Charlotte Folcher, Gian Luigi Polidoro, Ennio Balbo, Penny Brown, Marco Ferreri. Mario (Marcello Mastroiani) é um industrial. Sua vida está ligada à produção frenética, prazos, metas e ganho. Ele sonha, inclusive, com um problema relacionado à uma máquina de sua fábrica, que produz um pouco menos que o normal. Mas um pequeno episódio mudará completamente a sua vida: ele começa a ficar cada vez mais obcecado para descobrir qual é o ponto de ruptura de um balão. Quanto de ar é possível soprar até que ele exploda? O nível de pressão e temperatura do ambiente influencia nisso? O resultado varia de balão para balão?
Marco Ferreri usa a linha do humor para ensaiar a loucura de um homem. A fixação patológica por um objeto vai, aos poucos, retirando o protagonista de sua realidade social.




Filme sobre loucura da sociedade moderna e sua compulsão consumista e insaciável.
Laços Eternos (Bélgica, França-1968) Direção: André Delvaux. Com Anouk Aimée, Yves Montand. Mathias vive com Anne, uma produtora de teatro. Durante uma viagem de trem, ela desaparece misteriosamente enquanto ela dorme. O trem para e Mathias desce em um país desconhecido junto a um idoso e uma jovem, que juntos terão que sobreviver sem entender o que sua população fala.
É o maior filme de André Delvaux onde, numa atmosfera estranha, se desenrola uma tragédia de mal-entendidos: a língua (refletindo a divisão linguística da Bélgica), os sentimentos (o amor e a separação), a vida e morte, numa espécie de "no man''s land" onde todos se encontram e confundem.


O Vale das Abelhas (Tchecoslováquia -1968), Údolí včel é um filme tchecoslovaco do gênero drama histórico lançado em 1968, dirigido por František Vláčil e escrito por Vladimír Körner.

Imagem de O Vale das Abelhas
O Cremador (Tchecoslováquia -1969), Spalovač mrtvol é um filme de drama tchecoslovaco de 1969 dirigido e escrito por Juraj Herz e Ladislav Fuks. Foi selecionado como represente da Tchecoslováquia à edição do Oscar 1970, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.



Cenas de O Cremador.
A Mulher Infiel (França -1969). Direção: Claude Chabrol, com Michel Bouquet, Stéphane Audran.
Charles acha que sua mulher o trai e contrata um detetive particular para obter provas. Quando descobre quem é o amante, ele vai até seu apartamento, se apresenta e o mata. A polícia investiga a mulher, e ela descobre uma prova da culpa do marido.
Com tal, o cineasta volta a tecer uma análise e crítica moral sobre tal sector social, mas não se inibe do humor (a espevitada funcionária do protagonista) e do suspense (o encontro entre marido e amante; o primeiro jantar de família com a crise a estalar; o embate na mala do carro protagonista e o “circo” que se segue, sabendo nós o que vai na mala; o final).


O Açougueiro (França -1970). Um filme de Claude Chabrol com Stéphane Audran, Jean Yanne, Antonio Passalia, Roger Rudel.
Em uma cerimônia de casamento, Helene conhece Popaul, um ex-combatente que retornou das guerras na Argélia e na Indochina. Ambos se sentem atraídos, mas Helene tem medo de assumir um caso por causa de um relacionamento mal-sucedido do passado. A situação piora quando Popaul tem seu nome ligado a dois assassinatos recentes. Stéphane Audran ganhou o prêmio de Melhor Atriz por O Açougueiro no Festival de San Sebástian.
Na sequência do piquenique na gruta, entre a professora e seus alunos, ocorre uma sequência de grande simbolismo profano, quando do teto da gruta respinga sangue de uma das vítimas do açougueiro no pão de uma criança. Para o código material do Profano o Pão com Sangue é uma profanação da eucaristia, da vida eterna, da pureza, ordem, ordem e bondade, significando o contrário disto (Morte, impureza, crime, desordem, maldade, feiura, impureza)



Cena do pão com sangue em O Açougueiro.
Tristana (Espanha -1970), Direção: Luis Buñnuel, com Catherine Deneuve.
A jovem órfã Tristana é entregue aos cuidados de Don Lope, um respeitado senhor de idade. Lope fica cada vez mais obcecado pela mulher, mas a chegada do jovem Horacio abala ainda mais a relação.

Catherine Deneuve em Tristana
Delírio de Amor (GB -1970), The Music Lovers é um filme britânico de 1970, dos gêneros drama e romance, dirigido por Ken Russell, roteirizado por Melvyn Bragg, baseado no livro Beloved Friend de C.D. Dowen, música de André Previn.


Imagens de Delírio de Amor
El topo (México - 1970) Um filme de Alejandro Jodorowsky com Alejandro Jodorowsky, Mara Lorenzio, David Silva, Brontis Jodorowsky. Caracterizado por ocorrências e personagens bizarros, há performance de mutilação e nanismo, com referências ao simbolismo cristão e à filosofia oriental.
Um homem trajando negro da cabeça aos pés em pleno deserto incandescente cavalga um cavalo negro carregando um guarda-chuva sobre sua cabeça e trazendo atrás na sela um menino nu, exceto por um chapéu de cowboy. O homem para, amarra o cavalo em um poste solitário na areia e vemos nas mãos do menino um urso de pelúcia e uma fotografia em um porta-retrato. O homem diz: “hoje você faz sete anos. Você agora é um homem. Enterre seu primeiro brinquedo e o retrato da sua mãe”. Ele pega uma flauta e toca enquanto o menino segue suas instruções. Para o espectador, essa cena de abertura será a mais normal e compreensível de todo o filme.




Imagens surrealistas do filme El Topo.
O Pássaro das Plumas de Cristal (Itália -1970), L'uccello dalle piume di cristallo é um filme giallo italiano de 1970, dirigido por Dario Argento em sua estreia como diretor. O filme é uma adaptação livre do livro de Fredric Brown, The Screaming Mimi, que já havia sido adaptado para Hollywood, em 1958, dirigido por Gerd Oswald.


Cenas de violência no Giallo de Dario Argento
Malpertuis (Bélgica -1971) Direção HARRY KÜMEL Roteiro Jean Ferry Fotografia Gerry Fisher, Peter Anger e Yetty Faes Música George Deleure Elenco Orson Welles, Susan Hampshire, Michel Bouquet, Mathieu Carrière. O filme mais desconcertante e extravagante do cultuado diretor belga Harry Kumel, tornando–se anos depois uma obra-prima do cinema fantástico. Malpertuis pode ser compreendido por diversos pontos de vista: uma alegoria sobre o amadurecimento do homem (no caso o protagonista Yan, o cantor Mathieu Carriére), um filme de horror filosófico, uma historia de amor gótica ou uma reflexão sobre o abuso do poder. O megalomaníaco Cassave (Orson Welles) e seu fiel ajudante Filarete (Charles Jansens), um taxidermista esquizofrênico, escondem um terrível segredo, que envolve os intocáveis deuses do Olimpo.






Cenas do surrealista filme de Harry Kümel.
A Terça Parte da Noite (Polônia -1971), Um filme de Andrzej Zulawski com Malgorzata Braunek, Leszek Teleszynski, Jan Nowicki, Michal Grudzinski.
Cracóvia, 1940. A Polônia está ocupada pelas tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial e suas ações hediondas começam a aparecer em todos os cantos da nação. Em um dos casos de violência, um rapaz e seu pai veem a família inteira ser dizimada pelos esquadrões da Gestapo. Eles fogem para a floresta e decidem se unir à resistência polonesa.


Alegoria política no filme A Terça Parte da Noite
Os Demônios (1971), The Devils é um filme de terror de drama histórico britânico de 1971, dirigido por Ken Russell e estrelado por Oliver Reed e Vanessa Redgrave.
Em "Os Demônios", somos transportados para uma versão perturbadora da França do século 17. O poderoso cardeal Richelieu (Christophe Logue) quer dominar todo o país, mas o determinado padre Grandier (Oliver Reed) está no caminho, protegendo sua amada cidade fortificada de Loudon. Grandier, no entanto, é vulnerável: indo contra os votos de castidade da igreja, ele se relaciona com várias mulheres e até se casa com uma. Para completar, a madre superiora de uma ordem de freiras local, irmã Jeanne (Vanessa Redgrave), é sexualmente obcecada por ele. Richelieu e seus insidiosos capangas armam então uma maneira de arruinar o padre Grandier, acusando-o de conjurar o demônio e fazê-lo possuir as freiras.




Imagens de possessão e luxúria em Os Demônios.
Encurralado (1971), Um filme de Steven Spielberg com Dennis Weaver, Jacqueline Scott, Eddie Firestone, Lou Frizzell.
David Mann (Weaver) está dirigindo seu carro pelas estradas da Califórnia, quando começa a ser perseguido por um caminhão gigantesco, dirigido por um homem não identificado, que parece querer brincar com ele perigosamente na estrada. No decorrer do trajeto, David começa a perceber que a perseguição não trata-se, apenas, de uma mera brincadeira. A medida em que as provocações do misterioso caminhoneiro atingem níveis mortais, David procura desesperadamente despistar o seu torturador, que parece não ter nenhum compromisso naquele dia a não ser matá-lo.
A obra é quase uma análise psicológica, e busca fazer uma menção ao frágil homem moderno. "Duel" lançou o até então pouco conhecido Steven Spielberg ao mercado cinematográfico. Com suas técnicas inovadoras, Spielberg mantém uma sensação de angústia nos espectadores durante todo filme, e aplica elementos que fazem com que o motorista do caminhão, apesar de ser o algoz de toda a amarga situação, não passe de um simples figurante - o próprio Peterbilt 281 torna-se o "monstro" em discussão no filme, não como veículo, mas no que ele representa, nesta inquietante abordagem. Para reforçar sua intenção, Spielberg fez questão que o rosto do condutor do caminhão não aparecesse em momento algum durante as cenas.



Imagens de tensão em Duel
Irmãs Diabólicas -Sisters (1972). Dirigido por Briam De Palma, com Margot Kidder.
A jornalista Grace Collier testemunha sua vizinha, a modelo Danielle Breton, assassinando um homem. Mas a polícia não encontra nenhum corpo, e Grace tenta solucionar o crime por conta própria.




Imagens de Sisters
No Quarto Escuro de Satã (1972), Um filme de Sergio Martino com Luigi Pistilli, Edwige Fenech, Anita Strindberg, Ivan Rassimov.
Enquanto Irina (Anita Strindberg) é maltratada constantemente por seu marido, Oliviero (Luigi Pistilli), uma onda de assassinatos começa a assolar muitas das pessoas próximas do casal. Devido às mortes serem majoritariamente relacionadas aos ciclos sociais de Oliviero, sua esposa torna-se uma suspeita, mas a verdade parece ser bem mais complexa do que isso.



Imagens do Giallo de Sergio Martino
Matadouro Cinco (EUA -1972) Um filme de George Roy Hill. Com Michael Sacks, Ron Leibman.
O filme narra a vida do protagonista Billy Pilgrim, soldado americano na II Guerra Mundial e sobrevivente ao infame bombardeio da cidade de Dresden, na Alemanha, no final da guerra (para quem não sabe, Dresden não era um alvo militar, mas acabou tornando-se vítima de pesado bombardeio aéreo aliado que resultou em 135 mil mortos, o dobro de mortos de Hiroshima). Após sobreviver este bombardeio na cidade de Dresden, ex-soldado americano passa a viver simultaneamente no passado, presente e futuro. O filme aborda o pensamento de Nietzsche sobre o eterno retorno e o absurdo desta condição metafísica sem saída.



O Diabo (1972), Um filme de Andrzej Zulawski com Malgorzata Braunek, Maciej Englert, Leszek Teleszynski, Michal Grudzinski. Ele foi lançado em 1972. Na época de seu lançamento, foi proibido pelo governo Comunista na Polônia. Em janeiro de 1793, as numerosas tropas do exército prussiano invadiram a Polônia e começaram a espalhar terror pelo país. Com o auxílio de um desconhecido, o nobre Jakub consegue escapar de seu cárcere. Seguindo os passos do estranho pelo território polonês, Jakub presencia a destruição e a decomposição de sua terra natal e o caos enfrentado pela sociedade polonesa da época.



Lua Negra (França -1973) Direção: Louis Malle.com Therese Giehse, Cathryn Harrison, Joe Dallesandro, Alexandra Stewart.
Lily é uma linda jovem que percorre com seu carro uma estrada do interior. Após um acidente, ela descobre uma casa enorme, estranha e completamente isolada. Dentro do imóvel abandonado, coabitavam uma velha senhora, eternamente deitada numa cama, um casal de irmãos, várias crianças, um porco, um rato, um unicórnio e muitos outros animais.Black Moon



Imagens surreais do filme de Louis Malle Lua Negra.
A Montanha Sagrada (México - 1973) Direção: Alejandro Jodorowsky. Música composta por: Alejandro Jodorowsky, Don Cherry, Ronald Frangipane.
Ladrão (Horacio Salinas), figura similar a Jesus, perambula por estranhos cenários repletos de símbolos religiosos e pagãos. Um guia espiritual (Alejandro Jodorowsky) o apresenta a sete pessoas, cada uma representante de um planeta do sistema solar. O grupo segue para a Montanha Sagrada. A ideia é ocupar o lugar dos deuses imortais que lá vivem e dominam o mundo.





Imagens surrealistas e místicas de A Montanha Sagrada.
Laranja Mecânica (1973), Um filme de Stanley Kubrick com Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Philip Stone. Baseado no romance de 1962 do mesmo nome por Anthony Burgess. Emprega imagens violentas e perturbadoras para comentar sobre a psiquiatria, delinquência juvenil, gangues de jovens, e outros assuntos sociais, políticos, e econômicos em uma distópica Grã-Bretanha próxima ao futuro.
Alex (Malcolm McDowell), o personagem principal, é um carismático sociopata cujos interesses incluem música clássica (especialmente Beethoven), cometer estupro, e o que é chamado de "ultraviolência". Ele lidera uma pequena gangue de arruaceiros, Pete (Michael Tarn), Georgie (James Marcus), e Dim (Warren Clarke), a quem ele chama de seus drugues (da palavra russa друг, "amigo", "camarada"). O filme narra a horrível série de crimes de sua gangue, sua captura, e a tentativa de reabilitação através da experimental técnica de condicionamento psicológico (a "Técnica Ludovico") promovida pelo Ministro do Interior (Anthony Sharp). Alex narra a maioria do filme em Nadsat, uma fraturada gíria adolescente composta de gírias rimadas eslavas (especialmente russo), inglês, e cockney.




Imagens de uma das obras-prima de Stanley Kubrick
Frenesi (GB -1973), (Frenzy ) é um filme britânico de 1972, do gênero ... Prêmio CEC 1973 (Prêmios del Círculo de Escritores Cinematográficos, Espanha). Venceu na categoria de melhor filme estrangeiro.
Frenesi é o penúltimo filme da carreira de Hitchcock, e é considerado o seu filme mais violento. Ele aparece no início do filme, no meio da multidão que está às margens do rio quando um corpo aparece boiando.
Londres está sendo aterrorizada por um assassino em série que estupra as suas vítimas e as mata estranguladas com uma gravata. Sabendo que pode ser preso a qualquer momento, o assassino resolve incriminar um amigo, Richard Blaney, mas ele fará de tudo para provar sua inocência.



Imagens de assassinato em Frenesi.
A Comilança (Itália -1973) La Grande Bouffe é um filme franco-italiano de 1973, do gênero comédia dramática, dirigido por Marco Ferreri, com Marcello Mastroianni, Michel Piccoli, Philippe Noiret, Ugo Tognazzi.
Na história, homens de meia-idade, senhores de respeito, quatro amigos decidem se enclausurar num casarão durante um fim-de-semana. Eles pretendem se matar de tanto comer - o que não é uma metáfora.
Campeão da crítica no Festival de Cannes, A comilança apenas estreou no Brasil em 1979, depois de ser barrado pela censura. Na época, o tom corrosivo com que Ferreri tratava tipos e ideais burgueses, aliado às cenas de sexo e à linguagem chula, conferiram ao filme uma mística toda especial. Algumas pessoas, assustadas com a ousadia, simplesmente não entendiam por que um diretor gastava duas horas de película para exibir quatro marmanjos e seus maus-hábitos à mesa. Mas muitos visualizaram nele um grande exemplar da comédia italiana dos anos 70, com sua discussão das questões existenciais de uma sociedade decadente.





A Comilança, filme pantagruélico de Marco Ferreri.
Uma Mulher Sob Influência (EUA -1974) Um filme de John Cassavetes com Gena Rowlands, Peter Falk.
Nick Longhetti está sobrecarregado, devido ao seu trabalho em um estaleiro. Sua esposa Mabel passa por uma fase difícil, vivendo em constante desequilíbrio emocional, o que a leva à depressão. Quando os filhos começam a serem afetados pelo estado de Mabel, Nick é obrigado a hospitalizá-la. Só que isto faz com que ele tenha também que assumir o controle de sua casa. Um dos grandes méritos do filme advém de uma ironia extradiegética, mas que talvez tenha ensinado muito da vida real na construção colaborativa da trama: Há uma cumplicidade intimista atrás das câmeras através do diretor/roteirista John Cassavetes, um dos pais do cinema independente americano de baixíssimo orçamento e de ideias criativas, junto com a atriz-assinatura em quase todas as suas obras: Gena Rowlands, sua esposa na vida real e uma das mães da mise-en-scène contemporânea.




Profondo Rosso (1975), Profondo Rosso, é um filme giallo italiano, escrito e dirigido por Dario Argento, e também co-escrito por Bernardino Zapponi. Foi produzido pelo pai de Argento, Salvatore Argento, e pelo irmão mais novo, Claudio Argento, e a trilha sonora do filme feita pela banda de rock progressivo Goblin. O pianista Marcus Daly (David Hemmings) presencia o assassinato de Helga Ulmman (Macha Méril), decide investigar por conta própria, com a ajuda da repórter Gianna Bressi (Daria Nicolodi).



Imagens da obra-prima do Hitchcock italiano.
O Estranho no Ninho (1975), 'Um Estranho no Ninho' é o segundo longa metragem filmado nos EUA por Milos Forman, adaptado do romance homônimo de Ken Kesey. Ambientado em uma clínica psiquiátrica, o filme conta a história de Randall McMurphy, um indivíduo de espírito livre que termina lá fugindo da prisão e lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressiva, chefiada pela enfermeira Ratched. Lá ele começa a influenciar os outros internos e começa a sofrer oposição da cruel e sádica enfermeira Mildred Ratched. Com forte poder persuasivo, McMurphy instaura uma reviravolta na clínica, não sabendo ele o que isto lhe pode custar.
É considerado como um dos melhores filmes estadunidenses já feitos na história, ocupando a posição #20 na lista dos 100 melhores filmes da American Film Institute. One Flew Over the Cuckoo's Nest foi o segundo filme na história a conquistar todos os cinco principais prêmios do Óscar (melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro, melhor ator e melhor atriz) depois de It Happened One Night de 1934; esse feito só voltaria a se repetir em 1992 com o longa O Silêncio dos Inocentes. Também ganhou inúmeros prêmios do Globo de Ouro e do BAFTA. Em 1993, o filme foi considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e selecionado para preservação no National Film Registry.




Imagens da inesquecível atuação de Jack Nicholson.
Tommy (1975), Um filme de Ken Russell com Ann-Margret, Oliver Reed, Elton John, Eric Clapton. Durante a II Guerra Mundial o Capitão Walker é considerado morto em batalha. Sua esposa Nora Walker descobre estar esperando um bebê e fica com a tarefa de cuidar sozinha de Tommy, filho recém-nascido do casal. Nora se envolve com Frank Hobbs, mas em 1951 seu antigo marido retorna no meio da noite e é morto por Frank. O garoto Tommy presencia tudo, mas sua mãe e seu padrasto insistem que ele não viu, ouviu e não vai falar nada a ninguém, e em consequência Tommy se torna cego, surdo e mudo. Já adolescente, Tommy se torna um campeão de pinball, trazendo fama e fortuna para sua família. Depois de curado, ele se torna uma espécie de figura messiânica e angaria um culto de seguidores, que no final rejeitam seus ensinamentos e o abandonam.





Imagens delirantes do filme de Ken Russell.
O Inquilino (1976) Um filme de Roman Polanski com Roman Polanski, Isabelle Adjani, Melvyn Douglas, Shelley Winters.
Trelkovsky (Roman Polanski), um polonês que está vivendo na França, aluga um apartamento em um estranho e antigo edifício residencial, onde seus vizinhos, que na sua maioria são velhos reclusos, o observam com um misto de desprezo e suspeita. Ao descobrir que Stella (Isabelle Adjani), a última inquilina do apartamento, era uma mulher jovem e bela que cometera suicídio ao pular da janela, Trelkovsky gradativamente fica obcecado com a mulher morta. A obsessão e o clima do local, mesclado com o comportamento incomum dos vizinhos, faz Trelkovsky se convencer de que seus vizinhos planejam matá-lo. Trelkovsky sofre um distúrbio de mania de perseguição, também chamada de delírio persecutório, consiste em um conjunto de condições delirantes, no qual a pessoa afetada acredita estar sempre sendo perseguida.






Cenas da terceira e última parte da Trilogia do Apartamento de Polanski.
Taxi Driver (EUA -1976), Taxi Driver (bra: Taxi Driver – Motorista de Táxi) é um filme americano dirigido por Martin Scorsese. O filme é estrelado por Robert de Niro e Jodie Foster..
Travis Bickle é um jovem de 26 anos frustrado e alienado do meio-oeste dos Estados Unidos, que alega ter sido recentemente dispensado do Corpo de Fuzileiros Navais. Ele sofre de insônia e consequentemente arranja um emprego como taxista na cidade de Nova Iorque, oferecendo-se para trabalhar no turno da madrugada. Travis passa o seu tempo livre assistindo a filmes pornográficos em cinemas imundos, dirigindo sem rumo pela periferia de Manhattan. Também observa Nova York de seu táxi e irrompe com violência contra o que julga ser a escória que contamina a cidade.
Travis é incomodado pelo que considera o declínio moral a seu redor, e quando Iris, uma prostituta de 12 anos de idade, entra no seu táxi certa noite para fugir de um cafetão, Travis torna-se obcecado em salvá-la, apesar da completa falta de interesse da jovem pela ideia. Ela explica que estava drogada quando tentou fugir e que o cafetão, Sport, é na verdade uma pessoa gentil e prestável.
Travis é também obcecado por Betsy, que trabalha no comitê eleitoral do senador Palantine, candidato à presidência, cuja campanha promete mudanças sociais drásticas; Travis também decide apoiar a candidatura de Palantine após conhecer Betsy. Ela inicialmente fica intrigada com Travis e, identificando-se com sua própria solidão, concorda em sair com ele. No encontro, entretanto, Travis ingenuamente leva-a para ver um filme pornô e a moça o abandona, perturbada.
Na tentativa de encontrar uma saída para suas frustrações, Travis inicia um programa de intenso treinamento físico. Um colega taxista o encaminha para um traficante ilegal de armas, "Easy" Andy, de quem Travis compra quatro revólveres. Em casa, Travis pratica o uso de suas armas e modifica uma para permitir que ele a esconda embaixo de sua manga e a use de maneira mais ágil. Ele também começa a participar dos comícios de Palantine para garantir sua segurança. Uma noite, Travis entra em uma loja de conveniência momentos antes de uma tentativa de assalto à mão armada e atira fatalmente no ladrão; para ajudá-lo a escapar da prisão, uma vez que o porte de armas de Travis é ilegal, o dono da loja assume a responsabilidade pela ação, reivindicando uma das armas de Travis como sua.
Travis procura Iris, através de seu cafetão Sport, e duas vezes tenta convencê-la a parar de se prostituir, um esforço que a convence parcialmente. Depois de um café da manhã com Iris, Travis lhe envia uma carta contendo dinheiro, implorando para ela voltar para casa. Travis corta seu cabelo em um moicano e participa de uma manifestação pública onde ele pretende assassinar Palantine; Travis chega a quase sacar uma de suas armas, mas os agentes do Serviço Secreto o notaram colocando a mão dentro do casaco. Ele quase é pego, mas escapa com sucesso do comício.






Imagens do melhor filme de Martim Scorsese.
Rede de Intrigas (1976), Um filme de Sidney Lumet com Faye Dunaway, William Holden, Peter Finch, Robert Duvall.
Os anos 1970 foram demarcados por severas críticas sociais aos acontecimentos que ressoaram após a conturbada década anterior. A década de 70 nos EUA, principalmente em Nova York, foi um caldeirão pronto para explodir. Protestos, escândalos políticos (Watergate), crise econômica (combustível, desemprego), crescimento do consumo de drogas(boa parte liberadas pelo próprio governo para desmantelar organizações de esquerda como os Panteras Negras), guerra entre as famílias da Máfia, Guerra do Vietnã(a guerra suja), luta pelos direitos civis.
Rede de Intrigas é um filme fruto desta época. Dirigido por Sidney Lumet, com roteiro assinado por Paddy Chayefsky, a produção critica os bastidores de programas televisivos e seu foco central: o lucro. O problema disto tudo é como estes dividendos são obtidos, afinal, quem paga o preço no final das contas é o telespectador alienado, ente que sequer se dá conta disso enquanto é “controlado” por um sistema cheio de imbricações bastante amplas e complexas.
O âncora Howard Beale, da United Television Network, depois de 25 anos, é considerado velho para o posto. O executivo Max Schumacher é obrigado a lhe dar a notícia. Em sua última aparição, Beale revela ao público o que se passa nos bastidores.
Uma das cenas mais emblemáticas do filme é quando Beale, cansado e desesperado por perder seu emprego, pede a seu público irem as janelas e gritarem “Eu não aceito mais isto, eu não aguento mais.”. Outra cena genial do filme acontece entre o messiânico ancora de telejornal, interpretado pelo ator Peter Finch e o empresário corporativo que compra a rede de TV em que Finch trabalha. Nesta sequencia, o empresário, interpretado por Ned Beatty, tenta convencer o esbugalhado Finch sobre o atual controle das corporações internacionais sobre a política, religião, costumes, Poder midiático, cultura e até da sexualidade das pessoas, em que o empresário, ou grupo de empresários é o verdadeiro e atual Deus nestes tempos, invisível, feroz, ganancioso e patriarcal. O empresário diz que na América, não há mais lugar para o New Deal (política social que gera empregos), esquerda política, Hippies ou feministas, o novo evangelho é da Schell, da IBM, Nestle, Coca Cola, etc.

Cena da Janela em que o público de Beale gritam o que ele pediu.




Anos 70, crise das instituições
Cría Cuervos (1976) Um filme de Carlos Saura com Geraldine Chaplin, Ana Torrent, Monica Randall, Héctor Alterio.
Debruçando-se sobre as complexidades psicológicas da infância da menina Ana, o filme nos apresenta a uma visão aterradora da juventude, propondo que a infância é, em vez de uma era nostálgica de felicidade, um período sombrio e confuso da vida onde tudo é mutável e seus únicos guias (seus pais) de certa forma conhecem tão pouco da vida quanto a própria criança.



Carrie (EUA -1976). Dirigido por Brian De Palma. Com Sissy Spacek, Piper Laurie, Amy Irving, John Travolta. Nesta adaptação do romance de Stephen King, a quieta e sensível adolescente Carrie White enfrenta insultos dos colegas na escola e abuso em casa de sua mãe, uma fanática religiosa. Quando estranhos acontecimentos começam a acontecer em torno de Carrie, ela começa a suspeitar que tem poderes sobrenaturais. Convidada para o baile da escola pelo autoritário Tommy Ross, Carrie tenta relaxar, mas as coisas tomam um rumo sombrio e violento.





Religião, sexo, para-normalidade e loucura são os ingredientes do filme Carrie, a Estranha.
Equus (GB -1977) Equus é um filme de drama britano-estadunidense, realizado por Sidney Lumet em 1977, baseado em peça de Peter Shaffer, autor do roteiro, com Richard Burton, Peter Firth, Colin Blakely, Joan Plowright.. O psiquiatra de meia-idade Martin Dysart vai investigar os motivos que levaram Alan Strang, um jovem empregado de estábulo, a cegar seis cavalos. O psiquiatra mergulha na mente do rapaz e termina por confrontar seus próprios demônios.



Imagens do drama psicanalista Equus.
Suspiria (Itália -1977), Suspiria é um filme dirigido por Dario Argento estrelando Jessica Harper e Stefania Casini e as participações de Alida Valli e Joan Bennett em seu ultimo filme. Suzy (Jessica Harper) é uma jovem americana chega em Fribourg para fazer cursos em uma academia de dança de prestígio. A atmosfera do lugar, estranho e perturbador, acaba surpreendendo a garota. Quando uma jovem estudante é assassinada, Suzy entra em estado de choque. O ambiente fica ainda pior quando o pianista cego da academia morre atacado por seu próprio cão. A jovem descobre que o local já foi a casa de uma bruxa conhecida como a Mãe dos Suspiros



O requintado visual de Suspiria.
Eraserhead (1977), Um filme de David Lynch com Jack Nance, Charlotte Stewart, Allen Joseph, Jeanne Bates. Primeira longa-metragem de David Lynch, o qual foi produzido com o apoio da American Film Institute (AFI) no período em que o diretor estudava na instituição. Estrelado por Jack Nance, Charlotte Stewart, Jeanne Bates, Judith Anna Roberts, Laurel Near e Jack Fisk, conta a história de Henry Spencer, o qual é responsável por cuidar de seu filho deformado em meio a uma sequência de sonhos e alucinações.
Eraserhead demorou muito tempo na filmagem devido à dificuldade em financiar o filme, entretanto doações de Jack Fisk e sua esposa Sissy Spacek mantiveram a produção à tona. Ele foi filmado em vários locais de propriedade da AFI na Califórnia, incluindo a Greystone Mansion. Lynch e o designer de som Alan Splet passaram um ano trabalhando no áudio após seu estúdio ser insonorizado. A trilha sonora do filme apresenta uma música de Fats Waller e a canção In Heaven, escrita por Peter Ivers.
A princípio, não despertou muito interesse no público, porém Eraserhead conquistou popularidade depois de ser exibido em diversas sessões de cinema como filme da meia-noite. Desde seu lançamento, a obra de Lynch recebeu inúmeras críticas positivas. O imaginário surrealista e as correntes sexuais são vistas como elementos temáticos principais, e o projeto sonoro obscuro como o destaque técnico. Em 2004, o filme foi preservado pela National Film Registry na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos como "cultural, histórico ou esteticamente significativo".
Henry Spencer é um impressor de férias que vive em um pequeno apartamento na área industrial de uma cidade abandonada. Um dia, Henry vê o Homem no Planeta, que vive no prédio ao lado, operando alavancas. De repente, uma criatura fantasmagórica, semelhante a um flagelo, emerge da boca de Henry e desaparece no Espaço, em meio a imagens de pedras, líquidos e um círculo.







As imagens alucinantes de Eraserhead.
Apocalypse Now (EUA -1979) Um filme de Francis Ford Coppola com Martin Sheen, Frederic Forrest, Robert Duvall, Albert Hall.
No Vietnã, em 1970, o capitão Willard faz uma viagem perigosa e cada vez mais alucinante rio acima para encontrar e matar o coronel Kurtz, um antigo oficial promissor que ficou louco. Em um barco patrulha da Marinha cheio de inteligentes jovens de rua, um oficial da força aérea obcecado por surf e um fotógrafo maluco, Willard viaja cada vez mais para o coração das trevas.
Após seu lançamento, Apocalypse Now ganhou ampla aclamação crítica e seu efeito cultural e temas filosóficos têm sido largamente discutidos desde então. Hoje é fortemente considerado como um dos melhores filmes de todos os tempos. Honrado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes e nomeado ao Oscar de Melhor Filme e o Globo de Ouro de Melhor Filme - Drama, também foi considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante" e foi selecionado para preservação pelo National Film Registry, em 2000. Em 2001 foi lançado uma versão estendida chamada Apocalypse Now Redux, com 49 minutos de cenas inéditas e significativa reedição da versão original. Em 2002, um grupo de críticos de cinema e escritores britânicos do British Film Institute elegeram-no o melhor filme dos últimos 25 anos. Na enquete dos maiores filmes da Sight & Sound, o filme foi classificado na 14ª posição, além de aparecer na lista dos melhores filmes segundo o American Film Institute, em 2007.











Guerra, a maior das loucuras humanas.
Commenti